A Cemig assinou um contrato de venda de energia elétrica com a empresa Brazauro Recursos Minerais, subsidiária integral da canadense G Mining. O PPA assegura o fornecimento de energia renovável para o projeto de mineração Tocantinzinho Gold, atualmente em construção no Estado do Pará e com previsão de produção comercial no segundo semestre de 2024.

A parceria garante a compra e venda de energia elétrica para o período de março de 2024 a dezembro de 2026, representando mais de 100% da demanda esperada durante o período de comissionamento, ramp-up e produção comercial inicial. Considerando um estudo feito em 2022 pela empresa, o custo total incluindo energia, transmissão, distribuição e outras despesas e impostos para os anos de 2024 a 2026, representam uma redução de aproximadamente 25%.

Para o diretor executivo da G Mining, Louis-Pierre Gignac, a parceira é um importante marco na redução de riscos que estipula um preço fixo com um fornecedor de energia elétrica confiável. Segundo o executivo, a energia de baixo custo, gerada a partir de fontes hidrelétricas renováveis, garantirá que o projeto Tocantinzinho esteja em uma posição dentro do quartil inferior na curva global de produção de ouro, tanto em termos de custo quanto de emissões de carbono.